Metodologias participativas e processos de formação para a transição agroecológica

O presente artigo busca contribuir com o debate sobre processos de formação em assentamentos e pré-assentamentos da reforma agrária em transição agroecológica. A experiência aqui relatada refere-se a construção de um método de trabalho construído de maneira participativa pela equipe do “Projeto Assentamentos Agroecológicos” - ESALQ/USP, na região do Extremo Sul da Bahia, juntamente com agricultores, agricultoras, fámilias e comunidades que almejam mais qualidade de vida no campo com produção de alimentos saudáveis, geração de renda e organização coletiva comunitária. Os processos de formação e a construção de metodologias e estratégias participativas tem se mostrado um eficiente instrumento para superação dos desafios que envolve as relações cotidianas na comunidade assentada e os novos aprendizados obtidos com o processos de transição agroecológica. Os deslocamentos, aprendizados da equipe, vivẽncias e os sentidos produzidos na interface Educação e Agroecologia são elementos de análise deste trabalho.

Autor(es): 

SILVA, L. F.; GALATA, R. F.; CRESPI, D.; CRUZ, M. S.; CARVALHO, A., SANTOS, J. D., SORRENTINO, M.