Análise dos sonhos das famílias acampadas como base para o desenho de Arranjos Produtivos Agroecológicos dos lotes de assentamentos rurais

Tendo a agroecologia como estratégia de desenvolvimento rural para assentamentos de reforma agrária, o presente trabalho visa contribuir no planejamento dos futuros lotes das famílias do Assentamento Jacy Rocha – Prado/BA, seguindo os princípios da agroecologia, aplicando conceitos e princípios ecológicos no desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis, tendo a biodiversidade, os sistemas agroflorestais e a educação popular como elementos fundamentais desta construção. Desta forma, este estudo parte dos sonhos das famílias levantados em um diagnóstico socioeconômico que entrevistou cada uma das famílias, seguido do trabalho técnico coletivo de pesquisa e proposição de arranjos produtivos em desenvolvimento junto à Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e da equipe do Programa Assentamentos Agroecológicos vinculado ao Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental NACEPTECA, da Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP/ESALQ.

Autor(es):

REZENDE, A. P. C; SANTOS, J.; ALVES, J. M.; SORRENTINO, M.; KAGEYAMA, M.