Projeto Assentamentos Agroecológicos

O Projeto Assentamentos Agroecológicos é desenvolvido pelo Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental - NACE-PTECA / ESALQ-USP e surgiu durante a construção da  iniciativa Assentamentos Agroecológicos. Visa solucionar questões de natureza técnica e de aplicação da ciência para viabilizar assentamentos rurais agroecológicos no Extremo Sul da Bahia dentro de um contexto histórico de conflitos sócio-territoriais . As  atividades do NACE PTECA incluem a realização de treinamentos e capacitação com os movimentos e famílias agricultoras e também implicam na geração e construção de conhecimento científicos aplicados, objetivando criar novas estratégias e modelos adaptadas à região e que permitam a transição agroecológica, em todas as suas dimensões.

 

As ações do projeto buscam caminhos para o desenvolvimento local e sustentabilidade em compromisso com os movimentos campesinos, a reforma agrária popular, com a agroecologia e com o processo educador e de multiplicação da aprendizagem.

 

O modelo desenvolvido por pesquisadores e pesquisadoras, em diálogo permanente com os agricultores e agricultoras, tem por finalidade a melhoria da qualidade de vida, proteção ambiental e uma forma de produção de alimentos saudáveis que colaborem para o desenvolvimento socioeconômico e a saúde das famílias e da sociedade local como um todo.

 

O Projeto Assentamentos Agroecológicos ainda tem colaborado para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação no campo da agroecologia, educação ambiental e agricultura familiar, criando elos e revertendo o trabalho realizado na universidade pública para a sociedade, a partir da extensão universitária.