Ciclo de Diálogos: Ecossocialismo ou Barbárie

Data do evento: 
2015-03-26 00:00:00 até 2015-06-27 00:00:00

A busca pelo aumento da potência de agir, motivada pela perplexidade diante da conjuntura de degradação socioambiental, e os compromissos assumidos pela Oca de continuidade das atividades do I Simpósio de Políticas Públicas e Educação Ambiental se desdobram na realização do Ciclo Ecossocialismo ou Barbárie: diálogos sobre políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis.

Em diálogo com o NACE-PTECA e com outros parceiros, elaborou-se a proposta de realização de encontros periódicos em diferentes territórios do país, que contribuam com o diálogo e a organização comunitária comprometidas com a construção de sociedades sustentáveis.

 O primeiro encontro presencial ocorreu no dia 4 de fevereiro das 14h às 18 horas no Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz no município de Piracicaba – SP. O tema provocador foi “Educação Ambiental, Agrobiodiversidade e geopolítica” apresentado por meio de uma mesa redonda composta por Dra. Eda Tassara, Dr. Luis Ferraro e Dra. Thais Bianezi, mediada pelo Dr. Marcos Sorrentino. Foram realizados também grupos de trabalho com o intuito de dialogar a cerca das provocações e refletir sobre propostas de ações. O evento contou com a presença de 86 participantes presenciais, 240 visualizações da transmissão ao vivo via IPTV USP.

 No dia 26 de Março de 2015, em São Paulo, Capital na Sala Crisantempo ocorreu o segundo encontro do Ciclo Ecossocialismo ou Barbárie no modelo de um Seminário intitulado “Água & Educação”. O Encontro foi realizado pela OCA e NACE PTECA e com seus apoiadores 5 elementos, Greenpeace, Portal NAMU, Sala Crisantempo e Escola Como Como de Ecogastronomia.

O evento contou com a presença de 80 pessoas, entre elas a sociedade civil, agentes da prefeitura e acadêmico e foi transmitida ao vivo via site do Greenpeace. A tarde iniciou com a palestra com André Biazoti, do Instituto 5 elementos, seguida mesa com a apresentação das práticas mediada pela Mônica Borba  e composta por Adriano Sampaio, “Existe Água em São Paulo”, ArpadSpalding, do Instituto Kairós, Cláudia Visoni, coletivo “Cisternas Já”, José Bueno, Projeto “Rios e Ruas”. Houve participação dos participantes através de perguntas.

A segunda parte do Seminário contou com a palestra da anunciando Marussia Whately representante da “Aliança pela Água”. Por fim, Paulina Chamorro fez a mediação do diálogo entre  Dr.Sueli Furlan, Dra. Eda Tassara e Dr. Pedro Jacobi.

O terceiro encontro ocorreu no dia 15 de abril de 2015 no Paço Municipal de Guarulhos – SP. A temática geradora foi Economia, Consumo Responsável e Resíduos Sólidos apresentada por meio de palestras de Ladislau Dowbor e Roberto Golfinho, seguida por grupos de diálogo. Foi realizada em parceria com a Prefeitura de Guarulhos e o Coletivo Educador Voz e contou com a participação de 100 pessoas.

No dia 27 de junho de 2015 ocorreu o quarto encontro do Ciclo com o título Agricultura Ecológica, semeando a terra, cultivando saberes realizado em parceria com Coletivo Educador Ipê Roxo, Estação Luz, Arte na Terra, Pau Brasil.